Seguro estagiário é obrigatório?

Quando decidimos qual carreira escolher surge o momento ideal para procurar um estágio.

Começar um estágio é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa. Claro, é no estágio que adquirimos vivencia na carreira escolhida.

Mas o seguro realmente é obrigatório?

O seguro estagiário tem como objetivo proteger financeiramente tanto as empesas quanto os estudantes, ou seja, prevenindo as duas partes de imprevistos e prejuízos.

Além de questões burocráticas e possíveis processos judiciais. Garantido pela Lei Federal Nº11.778/2008.

“O estagiário não pode começar a trabalhar antes da indicação do seguro, onde ainda a empresa pode ser penalizada judicialmente”

Até 2008, quem era estagiário não tinha, necessariamente, os mesmos direitos que tem hoje em dia. Um desses pontos em virtude de não existir na vida do estágio, diz respeito ao seguro estágio.

Um seguro de acidentes pessoais garante indenização para o segurado, caso ele sofra invalidez ou doença grave por vias acidentais. Além de concorrer a 4 sorteios de R$4.000,00 por mês, válidos por 12 meses.

Outros direitos do estagiário

Além do seguro estagiário, os estudantes também têm direitos a:

 

  1. Jornada de trabalho não podendo exceder a 4h diárias e 20h semanais para estudantes de educação especial e educação de jovens e adultos, ou 6h diárias e 20h semanais para os demais estudantes;
  2. Redução da carga horária pela metade em dias de provas escolares;
  3. Recesso de 30 dias caso o estágio tenha duração igual ou superior a um ano, sem prejuízo da remuneração, se houver;
  4. Auxílio transporte, se o estágio não for obrigatório;
  5. Bolsa ou outra forma de remuneração, se o estágio não for obrigatório.

Agora que você já sabe a importância e a necessidade do seguro estagiário, logo após que você conseguir seu estágio, não esquece de fazer o seu seguro, ok?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: